O exército sírio encerrou duas semanas de cerco aos bairros de Aleppo sob controle do regime ao expulsar o grupo Estado Islâmico (EI) da única estrada que liga esta cidade ao restante do país, anunciou a televisão estatal. "As unidades do exército retomaram o controle total da estrada Aleppo-Khanaser-Ithriya-Salmiyeh depois que eliminaram um grande número de terroristas do Daesh (acrônimo árabe do EI) e será reaberta (na quinta-feira) pela manhã", informou a emissora.
A rota, situada ao sudeste da cidade do norte da Síria, é a única que leva aos bairros controlados pelas forças do presidente sírio Bashar al-Assad em Aleppo. A cidade está dividida em duas áreas desde julho de 2012 e mais da metade se encontra sob controle dos rebeldes.
O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) confirmou a retomada da estrada e informou sobre combates perto de Ithriya, 10 km ao leste da rodovia. Quase meio milhão de habitantes destes bairros de Aleppo estavam isolados e os preços dos produtos de primeira necessidade dispararam nas últimas semanas.