Jornal Correio Braziliense

Mundo

Republicanos escolhem Paul Ryan para presidência da Câmara

Se for confirmado na votação em plenária na Câmara, Ryan fica no lugar de Boehner até o final do mandato do presidente Barack Obama, em janeiro de 2017

Washington, Estados Unidos - Os republicanos indicaram Paul Ryan, de 45, nesta quarta-feira, para a presidência da Câmara de Representantes dos EUA, e a votação em plenária acontece amanhã.

Ryan obteve a indicação do partido para suceder ao então titular da Câmara Baixa, John Boehner. Espera-se que sua designação ponha fim à intensa disputa intrapartidária em um Congresso de maioria republicana.

Em setembro, Boehner anunciou que entregaria o cargo em 30 de outubro após anos de batalha contra a ala ultraconservadora do partido. Ele presidia a Casa desde a reconquista republicana em 2010.

Leia mais notícias em Mundo

Se for confirmado na votação em plenária na Câmara, Ryan fica no lugar de Boehner até o final do mandato do presidente Barack Obama, em janeiro de 2017.

Ryan ganhou 200 votos, enquanto 43 votaram em Daniel Webster, candidato que contava com o apoio dos ultraconservadores, informou o representante Bill Flores, que participou da reunião realizada a portas fechadas.

Considerada uma vitória pelo grupo radical Tea Party, a saída de Boehner não acabou com os problemas no partido. Seu herdeiro Kevin McCarthy, número dois da Câmara, retirou-se da disputa diante das hostilidades dos representantes do Tea Party. Finalmente, Paul Ryan, respeitado por ambos os lados, ofereceu-se como "voluntário" na semana passada.

Hoje, Ryan disse que pretende "virar a página dos últimos anos e trabalhar para propor uma agenda corajosa para os americanos".