Jornal Correio Braziliense

Mundo

Webb deixa corrida democrata à Casa Branca, mas pode se tornar independente

Aos 69 anos, Webb é um Marine reformado condecorado, que lutou no Vietnã e foi secretário da Marinha do presidente republicano Ronald Reagan, nos anos 1980

O ex-senador americano Jim Webb abandonou a disputa pela indicação democrata à Casa Branca nesta terça-feira (20/10), afirmando não se sentir confortável em nenhum partido político, mas deixando a porta aberta para uma corrida independente à Casa Branca.

[SAIBAMAIS]"Estou retirando qualquer consideração de ser o indicado do Partido Democrata", disse Webb a jornalistas em Washington. "Como eu me mantenho como uma voz vai depender do tipo de apoio que eu receber nos próximos dias e semanas, quando encontrar as pessoas de todos os lados da paisagem política americana", prosseguiu.

Aos 69 anos, Webb é um Marine reformado condecorado, que lutou no Vietnã e foi secretário da Marinha do presidente republicano Ronald Reagan, nos anos 1980. Ele, então, entrou para as fileiras do Partido Democrata e foi eleito em 2006 ao Senado, onde cumpriu um mandato.

Mas ele tachou de injusta a "hierarquia" democrata, ao privilegiar a ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, apontada como favorita à indicação do partido.



O político veterano disse que essencialmente foi ignorado durante o debate entre pré-candidatos democratas na semana passada, quando teve apenas 14 minutos de acesso aos microfones contra 32 minutos de Hillary. "Não posso dizer que tenha sido um processo justo", disse Webb.

No entanto, a campanha de Webb não decolou e nunca conseguiu nem mesmo chegar ao 1% das intenções de voto nas pesquisas, um cenário que compromete suas chances caso decida se lançar novamente em campanha, como independente.

Segundo ele, uma futura candidatura independente daria acesso aos fundos de campanha fundamentais, provenientes de fontes que não se situa dentro das margens da estrutura partidária e que, segundo afirmou, exigem que tente novamente uma campanha à Casa Branca.

No Senado, Webb se opôs à intervenção americana no Iraque e é lembrado por um breve, mas áspero diálogo que manteve com o então presidente, George W. Bush, durante cerimônia na Casa Branca por causa do conflito iraquiano.