Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente chinês visita o Reino Unido com a promessa de grandes contratos

Durante a visita se foram assinados vários acordos comerciais e de investimentos que deverão permitir a criação de 3.900 empregos no Reino Unido

O presidente chinês Xi Jinping iniciou nesta terça-feira (20/10) uma visita oficial de quatro dias no Reino Unido, durante a qual se prevê a assinatura de acordos por mais de 30 bilhões delibras esterlinas (46,4 bilhões de dólares).

Xi, que viajou ao Reino Unido com sua esposa Peng Liyuan, assistiu a um desfile de guardas equestres, na presença da rainha Elizabeth II, de seu marido, e do príncipe Charles, na Mall, a grande avenida que leva ao palácio de Buckingham, onde milhares de chinesas agitavam bandeirinhas britânicas e chinesas.

No mesmo local, cerca de 200 manifestantes do movimento de inspiração budista Falungong e das ONGs Free Tibet e Anistia Internacional organizaram três protestos distintos para criticar o predomínio dos interesses econômicos sobre os direitos humanos.



Após o desfile, o presidente chinês e a rainha se dirigiram a Buckingham. À tarde, Xi Jinping fará un discurso no parlamento britânico, antes de tomar um chá com o príncipe Charles.

Um porta-voz de Cameron garantiu que o tema dos direitos humanos será abordado no encontro do primeiro-ministro com o presidente chinês.

Segundo Downing Street, durante a visita se foram assinados vários acordos comerciais e de investimentos que deverão permitir a criação de 3.900 empregos no Reino Unido.