[SAIBAMAIS]Estes encontros foram celebrados três dias depois de que uma cúpula da UE adotou "um plano de ação" para levar a Turquia a fazer mais frente à chegada de migrantes que fogem, sobretudo da guerra na Síria, acolhendo-os em seu território.
As duas partes comemoraram os avanços na questão dos migrantes, embora não tenha sido mencionado nenhum acordo definitivo.
A visita ocorreu enquanto Henriette Reker, ferida gravemente no sábado por um homem contrário à chegada de migrantes, era eleita prefeita de Colônia (oeste da Alemanha). Precisamente, Reker era a encarregada de procurar moradia para os migrantes da quarta cidade da Alemanha, com quase um milhão de habitantes.
Após seu encontro com Erdogan em Istambul, Merkel afirmou que a UE e a Turquia poderão dar "maior dinamismo" ao processo de candidatura do país para entrar no bloco europeu, particularmente abrindo as negociações no campo econômico e monetário. As partes também poderão trabalhar para liberalizar o sistema de vistos para os turcos que quiserem viajar ao espaço europeu Schengen, de livre circulação.