Maiduguri, Nigéria - Três mulheres-bomba mataram quatro pessoas nesta sexta-feira (16/10) perto de Maiduguri, nordeste da Nigéria, anunciou a Agência Nacional de Gestão de Emergências (Nema).
[SAIBAMAIS]Os ataques aconteceram pouco depois das 5h (1H00 de Brasília) nos subúrbios de Umarari Bayan Waya, nas proximidades da cidade, onde na quinta-feira dois atentados suicidas mataram pelo menos 30 pessoas em uma mesquita, anunciou o coordenador de Nema, Mohamed Kanar. Os atentados desta sexta-feira também deixaram 17 feridos.
Na quinta-feira (15/10) à noite, dois homens-bomba atacaram uma mesquita na região de Maiduguri no momento da oração e mataram 30 pessoas, de acordo com a Nema. Maiduguri é a capital do estado de Borno e berço do grupo islamita Boko Haram, cuja insurreição deixou pelo menos 17.000 mortos e mais de 2,5 milhões de deslocados desde 2009.
O Boko Haram sofreu derrotas militares em 2015, mas desde a posse do novo presidente nigeriano Muhammadu Buhari, em maio, intensificou os atentados suicidas na região nordeste da Nigéria, assim como nos países vizinhos, Chade, Camarões e Níger, que também lutam contra o grupo.
O governo dos Estados Unidos anunciou esta semana o envio de 300 homens a Camarões para contribuir à luta contra o Boko Haram, sobretudo na área de inteligência.