México, México - Os cadáveres de 21 golfinhos, onze tartarugas e quatro leões-marinhos foram localizados em uma ilha no noroeste do México, o que levou ao envio de especialistas para conduzir uma investigação - informou nesta quinta-feira a procuradoria federal para a Proteção Ambiental (Profepa).
Os animais foram encontrados na ilha de Santa Maria Altamura Bay, no Golfo da Califórnia contra o Estado de Sinaloa (noroeste), para onde foram enviados inspetores, guardas florestais e especialistas para examinar 42 km de litoral, explicou em comunicado a Profepa.
Os especialistas recolherão informações "sobre este evento extraordinário que consiste no encalhe de 36 organismos marinhos" a fim de explicar as causas, acrescenta.
Eles também irão analisar a condição, idade, estado de saúde e presença de traumas ou lesões nos animais, e podem realizar uma necropsia e recolher amostras de tecidos e órgãos.
Em agosto, várias toneladas de peixes mortos apareceram no lago Cajititlán, localizado na região metropolitana de Guadalajara (oeste), fenômeno que também ocorreu em 2014.