Jornal Correio Braziliense

Mundo

Indiana muda reconhece família 13 anos depois de ficar perdida no Paquistão

Geeta tinha entre 11 e 12 anos quando foi encontrada pela polícia sozinha e desorientada sem nenhum documento em um trem

Karachi, Paquistão - Uma menina indiana muda e surda que esteve presa no Paquistão por mais de uma década por não se lembrar de onde veio finalmente identificou sua família, afirmou a companhia de caridade que se encarregou de sua proteção.

A nova esperança para a mulher conhecida apenas como Geeta, cuja idade é calculada em 20 anos, recebeu do Alto Comissionado indiano em Islamabad a fotografia de uma família, a qual ela disse reconhecer.

[SAIBAMAIS]A Edhi Foundation, a maior entidade de caridade do Paquistão que tem cuidado de Geeta desde que ela foi encontrada há 13 anos, disse que tem tentado realizar uma vídeo-chamada pelo programa de ligações Skype com a família, que está localizada na província de Bihar, para confirmar o relacionamento deles.

"O alto comissário britânico nos enviou uma foto e Geeta reconheceu a família", afirmou à AFP um dos líderes da fundação, Anwer Kazmi. "Nós esperamos que ela confirme a identificação durante uma ligação por Skype por linguagem de sinais", explicou.

Kazmi afirmou que Bilqees Edhi, a esposa do fundador da Edhi Foundation, gostaria de acompanhar Geeta junto com outros membros da família Edhi para a Índia antes do final de outubro.

Geeta tinha entre 11 e 12 anos quando foi encontrada pela polícia sozinha e desorientada sem nenhum documento em um trem que cruzava a fronteira entre Índia e a cidade de Lahore.

Acredita-se que ela parou em território paquistanês por engano, mas ela não conseguia se lembrar ou explicar exatamente de onde ela tinha vindo. Até mesmo o nome "Geeta" foi dado pela equipe da Edhi.

O governo indiano confirmou que a jovem irá retornar ao país e que testes de DNA serão feitos para confirmar a relação da família com ela. "Se os testes de DNA confirmarem a relação deles, a jovem será devolvida à família", afirmou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores indiano, Vikas Swarup.

"Nós vamos trazê-la de volta independente de encontrarmos seus pais ou não. Ela é filha da Índia... nós iremos trazê-la muito em breve", disse Swarup sem divulgar uma data.



Em agosto o governo indiano prometeu levar Geeta de volta para casa, solicitado pela cobertura midiática de um novo filme de Bollywood. "Bajrangi Bhaijaan", com as estrelas indianas Salman Khan e Kareena Kapoor, conta uma história inspirada em Geeta: uma menina paquistanesa muda perdida na índia.

A Edhi Foundation fez repetidas tentativas para encontrar a família de Geeta, mas não obteve sucesso.