Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estudantes latinos enfrentam partidários de Trump em comício

Diante do protesto, várias pessoas que participavam do comício avançaram contra os estudantes, rasgaram seus cartazes e passaram a empurrar o grupo

Richmond, Estados Unidos - Um ato de campanha do pré-candidato republicano Donald Trump provocou nessa quarta-feira (14/10) uma briga entre partidários do magnata e estudantes latinos que criticavam suas posições sobre os imigrantes.

[SAIBAMAIS]Um grupo de doze estudantes latinos tentou interromper Trump, que iniciava seu discurso em um comício na cidade de Richmond, Virgínia, aos gritos de "estamos aqui para ficar" e "abaixo Trump".

Diante do protesto, várias pessoas que participavam do comício avançaram contra os estudantes, rasgaram seus cartazes e passaram a empurrar o grupo, em um confronto que durou vários minutos. "Voltem para onde vieram" - gritou um dos partidários de Trump, que recebeu um "foda-se" como resposta de um estudante.

Outro partidário do pré-candidato republicano cuspiu na cara de um estudante. Trump prosseguiu normalmente com seu discurso e depois comentou com a Agência France Presse (AFP) que "não viu os manifestantes". Os estudantes, da Virginia Commonwealth University de Richmond, revelaram que pretendiam chamar a atenção sobre as posições racistas de Trump envolvendo os imigrantes.



"Queríamos apenas mostrar que aqui não toleramos racismo. Ele está incitando à xenofobia e ao ódio contra as minorias", disse uma manifestante, que foi retirada do local pela polícia.

Trump promete expulsar todos os imigrantes ilegais dos Estados Unidos e construir um muro ao longo da fronteira com o México para impedir sua entrada no país, caso chegue à Casa Branca.