Jornal Correio Braziliense

Mundo

Iraque tenta confirmar se líder do EI foi ferido em ataque no domingo

O comboio do líder do EI teria sido bombardeado neste domingo (11/10)

Os serviços de segurança iraquianos tentavam verificar nesta segunda-feira se o líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Bagdadi, ficou ferido no domingo em um ataque da aviação iraquiana contra seu comboio. "Juntamos e cruzamos as informações para fazer uma avaliação precisa da situação", declarou à AFP Saad Maan, porta-voz do ministério do Interior.

No domingo, as autoridades do Iraque afirmaram que o comboio do líder do EI havia sido bombardeado quando se dirigia a Karabla, perto da fronteira com a Síria, para participar de uma reunião dos líderes do grupo jihadista. O edifício onde era realizada a reunião também foi atingido pelas bombas iraquianas, informou o comunicado das autoridades.

[SAIBAMAIS]Informações divulgadas no domingo indicavam que Abu Bakr al Bagdadi teria ficado ferido no ataque. Segundo funcionários da grande província sunita de Al-Anbar (oeste), o líder do EI foi ferido no ataque.

A reunião de Karabla foi realizada na casa de um político local ocupada pelo EI, informou Rafa Al Fahdawi, líder de uma organização de tribos desta região opostas ao Estado Islâmico.

Leia mais notícias em Mundo

"Segundo ex-membros das forças de segurança que vivem lá, Bagdadi ficou gravemente ferido e vários chefes do Daesh (acrônimo árabe de Estado Islâmico) morreram", disse Al Fahdawi à AFP. "Segundo habitantes de Karabla, Bagdadi e outros líderes foram levados a um hospital de Ablu Kamal", uma cidade situada do outro lado da fronteira entre Iraque e Síria, informou um funcionário dos serviços de segurança.

Em junho de 2014, Bagdadi proclamou-se "califa" de todos os muçulmanos e anunciou a criação de um "califado" nos territórios de Iraque e Síria controlados pelo EI.

Bagdadi nasceu em 1971 em Samarra, ao norte de Bagdá. Sua última aparição pública foi em junho de 2014 e a última vez em que sua voz foi ouvida foi em maio de 2015.