Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cinco integrantes da Otan morrem em acidente de helicóptero no Afeganistão

Acidente ocorreu depois que um comboio britânico sofreu um atentado suicida na capital afegã

Cinco integrantes da Otan - dois militares britânicos, dois americanos e um civil francês - morreram no domingo em Cabul em um acidente de helicóptero, pouco depois que um comboio britânico sofreu um atentado suicida na capital afegã, anunciou nesta segunda-feira a coalizão.

O helicóptero no qual as vítimas viajavam caiu na tarde de domingo quando pousava no quartel-general da Otan, que fornece um apoio aéreo ao exército afegão."O incidente provocou a morte de cinco membros da (operação) Apoio Resolvido e feriu outros cinco", indicou a Aliança Atlântica em um comunicado.

Leia mais notícias em Mundo

[SAIBAMAIS]As autoridades britânicas anunciaram na manhã desta segunda-feira que dois de seus soldados morreram no acidente. Horas depois, a Otan acrescentou que também faleceram um civil francês, cuja identidade não foi revelada, e dois soldados americanos.

"Abrimos uma investigação, mas podemos confirmar que se trata de um acidente, e não do resultado de um ataque de insurgentes", disse o ministério britânico da Defesa em um comunicado.Os dois militares britânicos pertenciam aos esquadrões 230 e 33 da Royal Air Force.

Até a data, 456 britânicos morreram neste país, depois que o Reino Unido participou da invasão do Afeganistão lançada pelos Estados Unidos em outubro de 2011.Os talibãs reforçaram seus ataques contra as forças governamentais afegãs desde que a Aliança Atlântica colocou fim, em dezembro, a sua missão de combate no Afeganistão.