Estocolmo, Suécia - O sueco Tomas Lindahl, o americano Paul Modrich e o turco-americano Aziz Sancar foram anunciados como os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2015 por suas pesquisas sobre o mecanismo de reparação do DNA, o que pode conduzir a novos tratamentos contra o câncer.
Modrich, que obteve um Doutorado em Stanford (Califórnia), trabalha como pesquisador no Howard Hughes Medical Institute, perto de Washington, e é professor de Bioquímica na Universidade de Duke (Carolina do Norte).
Cada vencedor receberá um terço do prêmio de 8 milhões de coroas suecas (860.000 euros, 950.000 dólares). No ano passado, o Nobel de Química foi concedido aos americanos Eric Betzig e William Moerner, assim como ao alemão Stefan Hell, pelo desenvolvimento da microscopia fluorescente de alta resolução.
Depois dos prêmios de Medicina, Física e Química, na quinta-feira (8/10) será anunciado o Nobel de Literatura. Na sexta-feira (9/10), o Comitê Nobel anunciará o Prêmio da Paz. A temporada termina no dia 12 de outubro com a categoria Economia.