Jornal Correio Braziliense

Mundo

Alemanha denuncia falta de recursos para refugiados em agências da ONU

O país se comprometeu com o envio de 100 milhões de dólares para estas agências

Nações Unidas, Estados Unidos - O ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, qualificou nesta quinta-feira como "escandaloso" o fato de as agências da ONU encarregadas de atender os refugiados não disporem de recursos financeiros mínimos.

"É escandaloso (...) que estas agências tenham falta de financiamento, ao ponto de precisarem reduzir as rações de alimentos e a ajuda médica" aos refugiados, destacou o ministro em discurso na Assembleia Geral da ONu, em Nova York.

A Alemanha se comprometeu com o envio de 100 milhões de dólares para estas agências, no âmbito de uma ajuda de US$ 1,8 bilhão prometida pelos países que integram o G7 (grandes potências), destacou Steinmer.

Leia mais notícias em Mundo

Esta ajuda permitirá aliviar a dura situação nos países vizinhos da Síria, como Líbano, Jordânia e Turquia, que recebem a maioria dos refugiados que fogem da guerra.

A Alemanha recebeu 600 mil refugiados desde o começo do ano e dez mil chegam a cada dia, lembrou o ministro.

"Estas cifras demonstram que até mesmo nós, sozinhos, não podemos assumir (a responsabilidade) a largo prazo" acrescentou Steinmer.

"Falta uma solução europeia, uma solução fundamentada em uma estreita cooperação com nossos vizinhos do Mediterrâneo e, em especial, da Turquia", prosseguiu.

O ministro alemão pediu aos países europeus e, em geral, a todos os membros da ONU que "se portem como bons vizinhos" para fazer "frente a uma catástrofe humanitária tão terrível como a que ocorre na Síria".