Jornal Correio Braziliense

Mundo

Aviões russos atacaram rebeldes formados pela CIA na Síria

"Os ataques iniciais foram realizados contra indivíduos e grupos que foram financiados e treinados por nossa CIA", afirmou o senador John McCain

Aviões russos atacaram na Síria grupos financiados e treinados pela CIA, afirmou nesta quinta-feira (1/10) o senador americano John McCain, em uma versão que, se confirmada, aumentará as tensões já existentes entre Moscou e Washington.

[SAIBAMAIS]"Os ataques iniciais foram realizados contra indivíduos e grupos que foram financiados e treinados por nossa CIA", afirmou McCain à rede de TV CNN, assegurando que serviram para mostrar que a real prioridade do presidente russo Vladimir Putin é dar apoio ao líder sírio Bashar al Assad.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, considerou "infundadas" as dúvidas dos países ocidentais sobre os bombardeios de Moscou contra o grupo Estado Islâmico (EI) em seus primeiros ataques na Síria.



"Os rumores de que o alvo dos ataques não era o EI carecem de qualquer fundamento", declarou o ministro, citado em um comunicado depois de uma reunião com o secretário do Departamento de Estado americano, John Kerry, em Nova York.