Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mais de 1,1 mil migrantes são socorridos em um dia na costa da Líbia

Os sobreviventes, entre eles inúmeras mulheres e crianças, foram levados até a Itália a bordo do navio, anunciou a organização Médicos sem Fronteiras

Roma, Itália - Um total de 1.151 pessoas foram socorridas no Mediterrâneo só nesta segunda-feira em onze operações diferentes, coordenadas pelos serviços italianos de guarda costeira em frente à costa da Líbia, indicaram os mesmos em um comunicado.

Em uma destas operações, em particular, 441 migrantes em botes de borracha foram socorridos por uma embarcação da guarda costeira italiana.

Separadamente, 373 migrantes foram auxiliados nesta segunda-feira frente à costa líbia por uma embarcação da da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF).

"O barco ;Dignity One; realizou várias operações de salvamento" em águas internacionais em frente à costa da Líbia, declarou o porta-voz que não quis revelar seu nome.

Leia mais notícias em Mundo

Os sobreviventes, entre eles inúmeras mulheres e crianças, foram levados até a Itália a bordo do navio, anunciou a MSF.

"Muitos estão em choque", destacou a MSF no Twitter, mostrando uma foto de uma criança de seis anos nos braços de um socorrista.

Os sobreviventes foram levados à Itália, segundo o porta-voz da MSF que pediu para ter sua identidade preservada.

Em 19 de setembro, mais de 4,5 mil migrantes que tentaram cruzar o Mediterrâneo a partir da Líbia foram resgatados em operações conjuntas de embarcações europeus.

Um navio da MSF transportaram 800 socorristas naquele dia.

Minada pela violência, a Líbia tem dois governos opostos, uma situação que facilita a tarefa dos traficantes de seres humanos.

Três embarcações da ilha italiana de Lampedusa (a 300 km da Líbia) também participaram das operações.