Jornal Correio Braziliense

Mundo

Obama: ONU terá 30 mil novos capacetes azuis para manutenção da paz

Um dos primeiro a anunciar o envio foi o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, que anunciou uma oferta de 250 soldado

Nações Unidas, Estados Unidos - Mais de 50 países, entre eles Colômbia e Uruguai, ofereceram incorporar 30.000 novos capacetes azuis, informou nesta segunda-feira o presidente americano, Barack Obama, durante a abertura de uma cúpula da ONU sobre as operações de manutenção da paz.

"Nesta cúpula, mais de 50 países, incluindo Bangladesh, Colômbia, Finlândia e China, comprometem-se com um total de 30 mil novos funcionários militares e policiais", disse Obama.

Leia mais notícias em Mundo

Um dos primeiro a anunciar o envio foi o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, que anunciou uma oferta de 250 soldados, além de "uma aeronave para transporte de carga e passageiros, um pelotão especializado para detecção de explosivos e doze lanchas de patrulha", entre outros elementos.

"Estamos aqui para fortalecer nosso compromisso de colocar às ordens das Nações Unidas recursos humanos e materiais adicionais correspondentes a uma companhia reforçada de 250 homens a serem mobilizados em outras missões", disse Vázquez.

O Uruguai tem atualmente um total de 1.463 soldados, incluindo policiais e especialistas militares, em forças de manutenção da paz da ONU, segundo o site da organização.

Mais de 105 mil oficiais e policiais de mais de 120 países servem em 16 missões de manutenção da paz das Nações Unidas em todo o mundo.