Washington, Estados Unidos - O presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, o influente político conservador John Boehner, anunciou nesta sexta-feira (25/9) que vai renunciar no final de outubro, informaram membros do Partido Republicano. "Boehner acaba de anunciar em uma reunião que apresentará sua renúncia como presidente ao Congresso até o final de outubro", escreveu o deputado republicano Bill Huizenga em seu Twitter.
O legislador havia convocado inesperadamente uma reunião com os membros do seu partido na Câmara e transmitiu a decisão, de acordo com fontes. Católica declarado, Boehner foi visto na quinta-feira chorando copiosamente durante o discurso proferido pelo papa Francisco ante as duas casas do Congresso americano.
O legislador está sob forte pressão dos setores mais conservadores do Partido Republicano, e sua saída de cena abre uma intensa batalha dentro do partido, num momento em que os Estados Unidos iniciam a marcha para as eleições presidenciais de 2016. Boehner é legislador desde 1990 e detém a presidência da Câmara desde 2011.