Bruxelas, Bélgica - A Comissão Europeia pediu à Croácia uma explicação urgente sobre o bloqueio de sua fronteira com a Sérvia, imposto por Zagreb para frear a chegada de migrantes, alegado que, como resultado, os caminhões ficam presos na fronteira, criando sérios problemas no âmbito comercial.
"Esperamos explicações urgentes da Croácia", afirmou a porta-voz Maja Kocijancic, indagada sobre a decisão de Zagreb de boquear os caminhões na fronteira com a Sérvia para pressionar Belgrado a reorientar os migrantes para a Hungria.
O primeiro-ministro croata Zoran Milanovic anunciou pouco depois que a Croácia vai suspender o bloqueio na fronteira ainda nesta sexta ou no sábado. A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, falou nesta sexta com os chefes de governo sérvio e croata para pedir a eles que tratem do tema de maneira construtiva.
A Croácia se encontra saturada pela entrada de cerca de 50.000 migrantes em seu território há uma semana, procedentes da Sérvia. Zagreb os reconduz para a fronteira húngara, onde Budapeste os conduz a seus limites com a Áustria, sem cadastrá-los.