Jornal Correio Braziliense

Mundo

Premiê se compromete em aplicar com rapidez novo plano de ajuda à Grécia

Tsipras insistiu na necessidade de "reestruturar a dívida para que seja sustentável e para que possa restabelecer a competitividade da economia"

Atenas, Grécia - A Grécia aplicará com rapidez o acordo com seus credores, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional, respeitando o terceiro pano de ajuda ao país, declarou nesta sexta-feira (25/9) o primeiro-ministro Alexis Tsipras por ocasião do primeiro conselho de ministros de seu segundo mandato.

Tsipras insistiu na necessidade de "reestruturar a dívida para que seja sustentável e para que possa restabelecer a competitividade da economia". O novo governo de Alexis Tsipras prestou juramento na quarta-feira (23/9), com a missão de aplicar o plano de reformas acordado com os credores internacionais, em troca de uma ajuda de 86 bilhões de euros.



Em linhas gerais, novo governo é uma cópia quase exata do Executivo anterior que Tsipras liderava até sua renúncia em 20 agosto, quando os nomes mais radicais de seu partido, Syriza, começaram a questionar seus projetos legislativos e políticos, em especial a assinatura do terceiro plano de resgate em 13 de julho.

Muitos ministros do gabinete anterior estão de volta, em particular o titular da pasta das Finanças, Euclide Tsakalotos, um economista pró-Europa e grande nome por trás do novo programa financeiro.

Tsipras manifestou a firme determinação de aplicar o acordo em todos os seus termos, com a esperança de abrir negociações em novembro com os credores, UE e Fundo Monetário Internacional (FMI), para reduzir a dívida externa da Grécia, que alcança 170% do PIB.