A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, anunciou nesta quinta-feira (24/9) que a partir de 7 de outubro a União Europeia irá intervir com seus navios militares em águas internacionais do Mediterrâneo contra o tráfico de pessoas. "Trata-se de uma nova fase na luta contra os traficantes de pessoas", afirmou Mogherini durante uma visita à sede central das operações, localizada em Roma.
[SAIBAMAIS]Em julho, a União Europeia lançou uma operação em grande escala contra os traficantes no Mediterrâneo, principalmente com o objetivo de reunir dados para uma ação militar contra os barcos de traficantes. A operação da UE, com o nome de Navfor Med, por enquanto não poderá entrar na costa líbia e conta com quatro navios militares, vários aviões e mais de mil homens.
Desde março, as autoridades europeias identificaram cerca de 30 mil suspeitos de traficar seres humanos em toda a Europa, 3 mil dos quais operam no Mediterrâneo. Muitos dos supostos traficantes são originários de países não membros da UE com os quais a Europol troca informações.