Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente chilena desmente de novo intenção de renunciar

"As pessoas que querem que eu renuncie inventaram esse rumor", afirmou

Santiago, Chile - A presidente chilena Michelle Bachelet desmentiu nesta quarta-feira (23/9) rumores sobre uma possível demissão diante a contínua queda de sua popularidade.

"Não vejo nenhuma razão para renunciar e nem quero renunciar", enfatizou Bachelet.

Um ano e meio após assumir o segundo mandato, Bachelet se posicionou sobre uma eventual renuncia e problemas médicos, após uma brusca queda de sua popularidade, que hoje está situada em 22%, a mais baixa em um mandato desde o retorno à democracia.

Leia mais notícias em Mundo

"As pessoas que querem que eu renuncie inventaram esse rumor", afirmou em uma entrevista para a televisão Mega.

"Cumprirei meu papel, estou comprometida com meu país", acrescentou.

Esta é a segunda vez que Bachelet desmente sua eventual renúncia. Em abril, durante um encontro com correspondentes estrangeiros afirmou "não renunciei e não penso em fazer isso, nem imagino como se faria isso constitucionalmente".

A presidente viu cair bruscamente sua popularidade depois que estourou o suposto caso de corrupção envolvimento seu filho mais velho, Sebastián Dávalos, e sua esposa, investigados por "uso de informação privilegiada" e "tráfico de influência" em um milionário negócio imobiliário.

Além disso, seu governo enfrenta uma estagnação de sua economia pela queda em investimentos e também no valor de seu principal produto de exportação, o cobre.