Los Angeles - Mais de 1,5 mil casas foram destruídas nos dois incêndios gigantes que causam estragos na Califórnia na semana passada, causando milhões de dólares em perdas - informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.
Os grandes incêndios em Butte e Valley, no leste e norte de San Francisco respectivamente, pareciam estar sob controle nos últimos dias, o que permitiu que se começassem a avaliar os danos e que fossem levantadas algumas ordens de evacuação.
"A Califórnia continua sendo a prioridade nacional" e cerca de 9.000 bombeiros continuam lutando contra "seis grandes incêndios", informaram o Centro Nacional interinstitucional Contra Incêndios (NIFC, em inglês) e a Calfire, agência de notícias da Califórnia em matéria de incêndios.
Ao todo, 2,6 mil estruturas foram destruídas nos incêndios, incluídas 1,5 mil casas, segundo o NIFC, que classificando-os entre os mais destrutivos de todos os tempos no estado.
Além disso, 10 mil casas e edifícios continuam sendo ameaçados pelas chamas, segundo a Calfire. Os fogos de Butte e Valley já haviam queimado cerca de 300 km2 de terra cada um e mataram cinco pessoas.
O incêndio, chamado Rough Fire, no centro da Califórnia, perto de Fresno, devastou aproximadamente 600 km2 de terreno, seis vezes o tamanho de Paris. No conjunto dos Estados Unidos, cerca de vinte mega incêndios continuam acesos e 36.000 km2 já foram queimados no país.