Jornal Correio Braziliense

Mundo

AIEA destaca progressos na investigação do programa nuclear iraniano

As conclusões do relatório serão determinantes para a retirada das sanções internacionais contra o Irã, prevista pelo acordo assinado em julho entre Teerã e as grandes potências

Viena, Áustria - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) anunciou nesta segunda-feira (21/9) que a investigação para determinar se o Irã buscou em algum momento desenvolver um programa nuclear militar registra "progressos significativos". "Aconteceram progressos significativos", afirmou em Viena o diretor geral da agência da ONU, Yukiya Amano, que viajou ao Irã no domingo e visitou a base militar de Parchin, local sob suspeita da AIEA.

Amano admitiu, no entanto, ainda "resta muito trabalho" pela frente antes de concluir o relatório, que tem prazo de entrega até 15 de dezembro. A AIEA e as grandes potências investigam se o programa nuclear iraniana teve uma "possível dimensão militar" ao menos antes de 2003, uma suspeita que a República Islâmica sempre rebateu de modo veemente.



As conclusões do relatório serão determinantes para a retirada das sanções internacionais contra o Irã, prevista pelo acordo assinado em julho entre Teerã e as grandes potências.