Jornal Correio Braziliense

Mundo

Rebeldes libertam americanos, sauditas e britânico no Iêmen

A Casa Branca anunciou que dois americanos, que não foram identificados, haviam sido libertados no Iêmen e levados para Omã, sem identificá-los

Sanaa, Iêmen - Os rebeldes xiitas no Iêmen libertaram neste domingo dois americanos, dois sauditas e um britânico que eram mantidos como reféns há seis meses.

A Casa Branca anunciou que dois americanos, que não foram identificados, haviam sido libertados no Iêmen e levados para Omã, sem identificá-los.

A CNN informou que um dos reféns americanos chama-se Scott Darden e tem 45 anos. O funcionário de uma empresa com sede nos Estados Unidos teria sido sequestrado em narço deste ano em Sanaa. O outro americano foi identificado como Sam Farran.

Antes, um integrante do grupo rebelde e uma fonte dos serviços de segurança afirmaram que seis pessoas haviam sido libertadas, apontando um terceiro americano.

Os cinco embarcaram em um avião militar de Omã que chegou para buscar em Sanaa, capital iemenita, uma delegação rebelde que negociará com o emissário da ONU para o Iêmen Mascate, segundo essas fontes.

Não se divulgou nenhuma informação em Sanaa sobre a identidade dessas pessoas, nem sobre os motivos pelos quais elas foram detidas.

Um porta-voz dos rebeldes, Mohamed Abdesalam, não confirmou a libertação, confirmando apenas a possibilidade de eles serem entregues neste domingo às autoridades de Omã.