Jornal Correio Braziliense

Mundo

Hungria acusa Croácia de incitar migrantes a violar a lei

O ministro húngaro de Relações Exteriores afirmou que a Croácia incita a revolta dos imigrantes

O ministro húngaro de Relações Exteriores, Peter Szijjarto, acusou nesta sexta-feira (18/9) a Croácia de incitar os migrantes, presentes em seu território, a violar a lei, conduzindo-os à fronteira com a Hungria, que cruzam de maneira ilegal.

[SAIBAMAIS]"Em vez de respeitar as regras em vigor na UE, incitam as massas a violar a lei, já que cruzar ilegalmente uma fronteira é violar a lei", declarou Szijjarto em Belgrado, após uma reunião com seu colega sérvio Ivica Dacic e com o ministro sérvio do Interior, Nebojsa Stefanovic.

"O governo croata, de forma contrária às regras em vigor no seio da União Europeia, está levando os migrantes à fronteira com a Hungria em vez de assegurar a eles uma casa e responder as suas necessidades", declarou o chefe da diplomacia húngara.

Szijjarto desmentiu a existência de um acordo com as autoridades croatas sobre o transporte de migrantes da fronteira húngara até a Áustria.



"Os policiais afirmam que existe um acordo com o ministério húngaro do Interior, mas é falso, nunca fechamos semelhante acordo. Pedimos ao governo croata que pare de propagar informações falsas", insistiu o ministro.

As autoridades croatas começaram nesta sexta-feira a conduzir os refugiados que se encontram em seu território, 14.000, segundo números oficiais, à fronteira com a Hungria, afirmou à AFP um funcionário do ministério do Interior.

Diante da afluência de migrantes que querem entrar na Europa Ocidental a partir da Sérvia, Zagreb decidiu na quinta-feira fechar sete de suas oito passagens fronteiriças com o país vizinho.