Uma primeira família síria, cristã, foi instalada por alguns dias num apartamento do Vaticano, em resposta à promessa do papa de acolher duas famílias de refugiados no pequeno Estado, anunciou nesta sexta-feira a Capelania pontificial.
[SAIBAMAIS]Originários de Damasco e membros da Igreja Católica Greco-Melquita, o pai, a mãe e seus dois filhos estão hospedados perto da Basílica de São Pedro, segundo um comunicado da Capelania.
A família chegou na Itália em 6 de setembro, o dia em que o papa Francisco pediu às dezenas de milhares de paróquias católicas na Europa, incluindo as duas do Vaticano, a acolher uma família de refugiados.
A família de Damasco foi recebida pela paróquia de Santa Anna do Vaticano. A paróquia São Pedro deve acolher outra em breve. Na segunda-feira, o papa assegurou à rádio portuguesa Renascença que as duas famílias já haviam sido designadas. O anonimato da família de Damasco será mantido até que as autoridades italianas tramitem o pedido de asilo.
No momento, uma vez que os requerentes de asilo não são autorizados a trabalhar durante os primeiros meses após a apresentação do pedido, os membros da família "serão assistidos e acompanhados pela comunidade paroquial", de acordo com a fonte.