Antes do debate, Bobby Jindal, governador da Louisiana e que aparece com menos de 1% das intenções de voto, disse que é preciso "parar de tratar Donald Trump como se fosse republicano".
Trump já se declarou democrata no passado, fundamentalmente em uma entrevista de 2004 que tem sido explorada pelos rivais, quando afirmou que "a economia anda melhor com os democratas do que com os republicanos". O debate desta quarta-feira criou expectativa sobre o desempenho de Carson, um novato no cenário político e que assumiu o segundo lugar nas pesquisas, em algumas delas muito próximo de Trump.
Carson, um neurocirurgião negro - interpretado por Cuba Gooding no filme "Gifted Hands: The Ben Carson Story" - iniciou uma disputa particular com Trump depois de questionar as convicções religiosas do empresário. Já Trump diz que Carson é apenas um médico regular, quando na verdade o pré-candidato é um dos neurocirurgiões mais renomados do mundo, fundamentalmente por suas operações de separação de siameses.