Jornal Correio Braziliense

Mundo

Aviões militares russos estão na Síria, afirmam Estados Unidos

Anúncio sinaliza preocupação de Washington com uma eventual participação militar russa

Ao menos três aviões russos de transporte militar aterrissaram na Síria nos últimos dias - relataram funcionários americanos à AFP, sinalizando a preocupação de Washington com uma eventual participação militar russa nesse país. Dois dos aparelhos são aviões de carga Antonov 124 Condor, e o terceiro, um avião de transporte de passageiros, acrescentaram as mesmas fontes.

[SAIBAMAIS]Os aviões teriam aterrissado em um aeroporto da região de Latakia (noroeste), um reduto do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad. Nesse mesmo local, os russos também teriam instalado construções provisórias que podem abrigar "centenas de pessoas" e pessoal do aeroporto.

"Tudo isso sugere a instalação de uma base aérea avançada", comentou a fonte, sem informações sobre a eventual presença de armas russas nessa unidade.

Leia mais notícias em Mundo

No sábado, o secretário de Estado americano, John Kerry, telefonou para o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov. Kerry manifestou seu temor de "uma escalada" do conflito, caso Moscou se comprometa militarmente com o governo de Al-Assad - relatou o Departamento de Estado.

Damasco negou a presença de tropas e de atividades militares russas em solo sírio. Na segunda-feira, a Rússia declarou que "nunca tentou fornecer equipamento militar às autoridades sírias para lutar contra o terrorismo".