Atenas, Grécia - O principal partido de oposição da Grécia, a Nova Democracia (direita), tem 25,3% das intenções de voto, contra 25% para o partido de esquerda do premier Alexis Tsipras, visando às eleições antecipadas de 20 de setembro.
Tsipras, que pediu demissão no dia 20 de agosto, tem o apoio de 41,9% dos eleitores, sendo superado pelo líder da Nova Democracia, Vanguelis Meimarakis, com 44,3%.
O partido neonazista Aurora Dourada, cujos líderes enfrentam várias acusações na justiça, aparece na terceira posição, com 5,5%. Tsipras se demitiu com apenas oito meses de governo, convocando eleições antecipadas, as terceiras deste ano na Grécia.
Syriza chegou ao poder no dia 25 de janeiro, com 36,3% dos votos, com a promessa de acabar com a austeridade imposta pelos credores internacionais após o socorro financeiro ao país.
Mas diante do risco de sair da zona do euro e pressionado pela falta de liquidez, o governo de Tsipras fechou um acordo com os credores europeus, provocando um racha no Syriza.
O novo partido formado por dissidentes do Syriza, a Unidade Popular, liderado pelo eurocético Panagiotis Lafazanis, aparece com 4% na pesquisa. A sondagem foi realizada entre 31 de agosto e 2 de setembro por telefone, com cerca de mil pessoas.