Varsóvia - O ministro da Defesa polonês anunciou nesta quinta-feira que os Estados Unidos mobilizarão armamento pesado no leste da Europa no próximo ano, num momento em que aumentam as tensões com a Rússia pelo conflito na Ucrânia.
Os Estados Unidos informaram em junho que estacionarão tanques de combate, veículos de infantaria e outras armas pesadas, além de 5.000 de seus soldados, no leste da Europa e nos países Bálticos.
"Esperamos que esta mobilização ocorra em meados de 2016", disse à agência oficial de notícias PAP o ministro da Defesa polonês, Tomasz Siemoniak.
O funcionário informou que ainda não foram definidos os locais exatos, mas que foram identificadas algumas regiões no oeste e no norte do país.
Siemoniak acrescentou que as condições exatas serão especificadas na próxima reunião de ministros da Defesa da Otan, em Bruxelas em outubro.
Esta seria a primeira vez desde o fim da Guerra Fria que os Estados Unidos mobilizam armamento em países da Otan que estiveram sob a órbita soviética.