Katmandu, Nepal - Vários manifestantes atearam fogo a casas e se enfrentaram com a polícia nesta terça-feira (25/8) em uma localidade do Nepal na qual sete agentes e um menino de 18 meses morreram um dia antes, durante uma manifestação contra uma nova constituição.
[SAIBAMAIS]Centenas de pessoas arrasaram edifícios de Tikapur, 420 km a oeste de Katmandu, violando o toque de recolher imposto depois que manifestantes atacaram na segunda-feira (24/8) com facas, machados e lanças as forças de ordem. "Hoje (terça-feira) ocorreram alguns confrontos esporádicos", disse Dhan Bahadur Kathayat, um funcionário de alto escalão da polícia local. "Atearam fogo a várias casas, mas nossas equipes os sufocaram", disse em declarações à AFP.
A irritação em algumas regiões do Nepal não para de aumentar há várias semanas, depois que foi alcançado um acordo sobre uma nova constituição que prevê a criação de sete províncias, prejudicando algumas comunidades historicamente marginalizadas.
Os principais partidos alcançaram em junho um acordo sobre o projeto de constituição, semanas após o catastrófico terremoto que levou os líderes políticos do país a colocarem fim a anos de divergências. As consultas sobre a lei fundamental começaram em 2008, dois anos após uma insurreição maoísta.