O grande incêndio registrado nesta segunda-feira (24/8) em uma fábrica do grupo siderúrgico Nippon Steel and Sumitomo Metal em Kawasaki, perto do aeroporto de Tóquio Haneda, foi controlado poucas horas depois do início. De acordo com o corpo de bombeiros, o incêndio começou na torre de refrigeração da fábrica.
O canal público NHK exibiu imagens da coluna de fumaça sobre a fábrica em chamas e informou que não haviam sido registrados feridos. O alerta de incêndio foi feito às 11H36 locais e controlado por volta de 13H30.
"A fábrica parou de funcionar em junho e não havia muitos funcionários no local no momento do incêndio", afirmou o porta-voz da empresa, antes de informar que a instalação será fechada no fim do ano. Não foram registrados feridos, segundo a imprensa.
A fábrica, da filial Nippon Steel and Sumikin Pipe, produz principalmente tubos e ocupa uma superfície de 20.800 metros quadrados. O fogo atingiu uma parte de uma fábrica vizinha do grupo de cosméticos e produtos de limpeza Kao. Os 600 funcionários foram retirados do local, segundo a NHK.
As companhias aéreas Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA) informaram à Agência France Presse (AFP) que nenhum voo foi afetado.
O incêndio aconteceu poucas horas depois de uma explosão em um depósito militar americano perto de Tóquio, que permaneceu em chamas durante toda a noite, mas sem provocar feridos.
A polícia de Tóquio não comentou uma possível relação entre os dois incidentes.