Presevo, Sérvia - Pelo menos 2.000 migrantes chegaram na madrugada desta segunda-feira (24/8) à Sérvia, em uma nova etapa de seu périplo rumo à Europa ocidental, depois que mais de 7.000 entradas foram registradas no país dos Bálcãs durante o fim de semana.
[SAIBAMAIS]"Os últimos acontecimentos na Macedônia provocaram um congestionamento e agora temos milhares de refugiados que entram na Sérvia procedentes da Macedônia", disse à AFP Davor Rako, diretor da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), em Presevo, sul da Sérvia.
Rako afirmou que 2.000 pessoas atravessaram a fronteira na passagem de Miratovac, onde as autoridades sérvias e o Acnur instalaram um centro de recepção.
Durante o fim de semana entraram na Sérvia, pela fronteira com a Macedônia, mais de 7.000 pessoas, principalmente refugiados sírios, informou o Acnur no domingo (23/8) à noite. Os migrantes prosseguiam a viagem para o norte da Sérvia depois de receber em Presevo os documentos necessários para permanecer no país por 72 horas. Eles seguiam para a Hungria, porta de entrada para a União Europeia (UE).
Os refugiados atravessaram antes a fronteira com a Grécia, país que registrou mais de 160.000 chegadas desde o início do ano. Mais de 42.000 passaram pela Macedônia desde meados de junho, segundo as autoridades locais.
Nesta segunda-feira, centenas de migrantes seguiam para a fronteira Grécia-Macedônia, por onde cruzavam em pequenos grupos para o país balcânico, segundo um correspondente da AFP presente em Idomeni, uma pequena localidade grega próxima da fronteira.