Nova York, Estados Unidos - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, inicia neste final de semana uma visita à Nigéria para relembrar um ataque mortal contra membros da organização internacional por militares do grupo islamita Boko Haram e para se reunir com o novo líder do país.
Ban Ki-moon chegará a Abuja no domingo para se reunir com o presidente Muhammadu Buhari, que chegou ao poder em 29 de maio, informaram nesta sexta-feira (21/8) funcionários da ONU e da Nigéria.
O máximo funcionário da ONU depositará flores para lembrar o quarto aniversário do atentado com carro-bomba na Casa das Nações Unidas, sede de cerca de 400 funcionários da organização, que deixou 21 mortos em 26 de agosto de 2011.
Leia mais notícias em Mundo
A visita será a segunda de Ban à Nigéria desde que assumiu o cargo em 2007. A última vez que ele visitou este país africano foi em maio de 2011 para discutir a crise no Sudão do sul e na Líbia com o então líder local Goodluck Jonathan.
Espera-se que Ban "discuta sobre desenvolvimento, mudanças climáticas, direitos humanos e luta contra o extremismo violento enquanto estiver na Nigéria", informou seu porta-voz, Eri Kaneko.
O secretário-geral da ONU também participará de um jantar com líderes da indústria e governadores dos estados desta nação da África ocidental durante sua visita de dois dias, segundo uma declaração do ministério das Relações Exteriores da Nigéria.
Após sua passagem pela Nigéria, Ban Ki-moon visitará a França, onde deverá abordar discussões de preparação para a conferência mundial sobre mudanças climáticas que acontecerá em dezembro em Paris.