Com o recente estilo bombástico dos candidatos presidenciais, não é de surpreender que um maluco qualquer ganhe terreno diante dos favoritos Donald Trump e Hillary Clinton. Entre eles está "Deez Nuts".
Seu nome (uma brincadeira com a expressão ;These nuts;, esses malucos em português) pode soar como alguém que está fazendo piada com os Estados Unidos, mas Deez Nuts está sustentando a si mesmo, concorrendo como candidato independente, com 9% na Carolina do Norte e 8% em Minnesota, contra os grandes nomes na corrida eleitoral da Casa Branca de 2016, de acordo com a agência de pesquisas Public Policy Polling (PPP).
Um pequeno detalhe: Deez Nuts é um garoto de 15 anos, de Iowa.
Deez Nuts tem 7% em seu estado natal, de acordo com a PPP, números que atualmente o senador Lindsey Graham, o governador Bobby Jindal e o ex-senador Jim Webb morreriam para ter.
Pode ter começado como uma piada, mas ele não é ficção. "Deez Nuts" preencheu um formulário de candidatura junto à Comissão Federal Eleitoral em 26 de julho.
Seu nome verdadeiro, ele confirmou em uma entrevista por e-mail na quarta-feira para a revista Rolling Stone: Brady Olson. Ele está começando o segundo ano no Ensino Médio.
Deez Nuts conseguiu popularidade com um meme juvenil da internet de mesmo nome.
Mas o diretor da PPP, Tom Jensen, afirmou que há algo a ser dito pelo surpreendente apoio que o independente Deez Nuts conseguiu no curto espaço de tempo em que ele está no radar político.
"É só um reflexo de como os eleitores estão decepcionados com o sistema atual de dois partidos", afirmou Jensen à AFP nesta quinta-feira.
"Qualquer pesquisa que fazemos encontramos eleitores que não gostam deles", afirmou Jensen, referindo-se a Clinton e Trump, os favoritos do partido Democrata e Republicano, respectivamente.
Então a PPP decidiu que "seria divertido" colocar Deez Nuts na mistura.
A PPP não mencionou Deez Nuts em suas principais perguntas sobre quais candidatos são mais apoiados no grupo eleitoral da Carolina do Norte no início deste mês.
Mas depois, perguntaram: "se os candidatos para a Presidência no ano que vem fossem a democrata Hillary Clinton, o republicano Donald Trump e o independente Deez Nuts, em qual você votaria?"
Quarenta por cento escolheram Trump, 38% Clinton, e 9% Nuts. Doze por cento não estavam certos.
"Eu realmente não quero ver Clinton, Bush ou Trump na Casa Branca, então eu acho que estou tentando entrar na briga", disse Nuts à revista Rolling Stone durante uma entrevista.
Perguntado sobre até onde sua ele queria levar essa piada ele respondeu: "Até onde a América quiser levar".
A realidade política pode apertar a genuína disputa de Deez Nuts: a constituição dos Estados Unidos declara que ninguém abaixo dos 35 anos é elegível para ser chefe de Estado.