Bagdá, Iraque - O grupo Estado Islâmico (EI) anunciou nesta quarta-feira (19/8), em um comunicado publicado em sites jihadistas, que um cidadão americano estava entre os quatro suicidas que cometeram atentados contra as forças de segurança iraquianas na região de Baiji, ao norte de Bagdá.
O grupo, que combate há meses as forças iraquianas para tomar o controle de Baiji, indicou que "Abu Abdalá al Amriki" detonou seu carro 4x4 carregado de explosivos perto da cidade.
Os outros suicidas - dois tadjiques e um iraquiano - detonaram os explosivos que levavam em outros carros-bomba na região de Baiji, indicou o grupo jihadista, sem revelar a data dos ataques.
O EI, que tomou amplos trechos do território iraquiano em 2014, recrutou milhares de combatentes estrangeiros, em particular provenientes de Europa e Estados Unidos.
Tempos atrás neste ano, o EI tinha informado sobre outro ataque lançado por outro suicida americano contra as forças iraquianas, quando tentavam retomar a cidade de Tikrit dos jihadistas.
Apoiadas por ataques aéreos da coalizão comandada pelos Estados Unidos, as forças governamentais retomaram terreno nos últimos meses em duas províncias localizadas ao norte de Bagdá.