Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ex-presidente americano Jimmy Carter diz ter câncer e que tumor se espalhou

O 39º presidente americano se submeteu recentemente a uma operação para retirar um pequeno tumor no fígado

Washington, Estados Unidos - O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter anunciou nesta quarta-feira (12/8) que uma cirurgia recente revelou que ele está com câncer e que a doença se espalhou a partir do fígado.

O 39; presidente americano se submeteu recentemente a uma operação para retirar um pequeno tumor no fígado.

"Este procedimento revelou que eu tenho câncer e que, agora, está em outras partes do meu corpo. Eu vou reprogramar minha agenda conforme o necessário para me submeter ao tratamento", anunciou Carter, em um breve comunicado.

Leia mais notícias em Mundo

"Um comunicado público mais completo será feito quando os fatos forem conhecidos, possivelmente na próxima semana", acrescentou o ganhador do Nobel da Paz, cujas duas irmãs, o irmão e o pai morreram de câncer no pâncreas.

Nascido na Geórgia, Jimmy Carter será tratado no Hospital da Universidade de Emory, em Atlanta.

Carter foi presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981. Durante seu governo, o país se comprometeu a passar a mãos panamenhas o Canal do Panamá, o que finalmente aconteceu em 1999.

O Nobel da Paz também lançou uma aproximação com o regime de Fidel Castro, em Cuba, ao acordar, em 1977, a reabertura das sedes diplomáticas na forma de Seção de Interesses.

anta.