Hinthada, Mianmar - O balanço das graves inundações que atingem Mianmar há mais de uma semana ultrapassou os 100 mortos, segundo os jornais oficiais nesta segunda-feira (10/8), com cerca de um milhão de pessoas afetadas e temor do que possa ocorrer com as colheitas de arroz.
Segundo o jornal Global New Light of Myanmar, o novo balanço das autoridades fala de mais de 100 mortos e de mais de um milhão de afetados em todo o país. Por outro lado, mais de 486.000 hectares de arrozais estão atualmente debaixo d;água, dos quais 430.000 foram destruídos pelas inundações, acrescentou o jornal.
As ONG temem os problemas de água potável e de comida nas próximas semanas. Com a aproximação das eleições legislativas, no dia 8 de novembro, a gestão da crise assumiu um tom político, com o governo e a oposição querendo demonstrar sua agilidade para reagir rapidamente.
No entanto, muitas vítimas escolheram pedir ajuda a grupos comunitários, monastérios, entre outros. Em 2008, a junta birmanesa que dirigia o país foi acusada de negligência e de indiferença durante a gestão do ciclone Nargis, que deixou 140.000 vítimas entre mortos e desaparecidos. As autoridades insistiram no fato de que estas eleições cruciais seguirão de pé.