Dacca, Bangladesh - A facção do grupo jihadistas Al-Qaeda no subcontinente indiano Ansar al-Islam (AQIS), reivindicou o assassinato a machadadas de um blogueiro comprometido com a defesa da laicidade em Daca, o quarto assassinato deste tipo em Bangladesh durante o ano, informaram a polícia e uma associação de ativistas.
O grupo reivindicou o assassinato no Twitter e Facebook e alertou que haverá outros. Este mesmo grupo reivindicou o assassinato, em março, de outros blogueiro, Washiqur Rahman.
Niloy Neel, pseudônimo de Nilo Chakrabarti, foi assassinado em seu apartamento por um grupo de agressores armados com facões, segundo a rede de Blogueiros e Ativistas de Bangladesh, alertada por uma testemunha.
"Entraram em seu quarto, no quinto andar, empurraram seu amigo para um lado e depois deram facadas até matá-lo. Estava incluído entre os alvos dos ativistas islamitas", disse à AFP o líder da Rede, Imran H. Sarker.
A polícia confirmou seu assassinato no bairro de Gora de Daca, mas não tinha detalhes sobre seu passado ou sobre o motivo do assassinato.
"Seis pessoas bateram na porta dizendo que queriam alugar um apartamento. Duas delas o levaram a um quarto e o assassinaram ali", contou o delegado adjunto da polícia Muntashirul Islam à AFP.
"Sua esposa também estava no apartamento, mas foi confinada em outro quarto".
Niloy Neel é o quarto blogueiro assassinado em Bangladesh em pouco mais de sete meses.