Teerã, Irã - O governo dos Estados Unidos deve aproveitar a oportunidade do acordo nuclear entre o Irã e as grandes potências "para ganhar a valiosa confiança do povo iraniano", afirmou o ministro das Relações Exteriores de Teerã, Mohamad Javad Zarif. "Os governos americanos anteriores desperdiçaram oportunidade (...) seria melhor aproveitar a oportunidade para ganhar a valiosa confiança do povo iraniano, abalada por décadas de políticas hostis dos Estados Unidos", afirmou Zarif em um comunicado.
[SAIBAMAIS]O ministro respondeu assim ao discurso de quarta-feira (5/8) do presidente americano Barack Obama, para quem a alternativa ao acordo seria uma nova guerra no Oriente Médio. Ele pediu ao Congresso, dominado pela oposição republicana, que não boicote o texto. Obama também ressaltou que será firme com os iranianos.
"Um repúdio ao acordo no Congresso deixaria uma única opção a toda a administração americana realmente decidida a impedir que o Irã desenvolva uma arma nuclear: outra guerra no Oriente Médio. Não o digo por ser provocador. É um fato", disse Obama. "Há quase um século, o mundo civilizado abandonou a opção da coerção e das ameaças na política externa", afirmou Zarif.
"A ameaça da força não acrescenta nada mais que um desperdício dos recursos e danos à reputação dos Estados Unidos". O acordo de 14 de julho entre o Irã e as grandes potências prevê que o programa nuclear iraniano se limite ao uso civil, em troca da suspensão progressiva e reversível das sanções internacionais impostas à economia de Teerã.