Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cidade americana testa tinta que 'devolve' xixi feito em muros públicos

Iniciativa do governo de San Francisco, nos EUA, tem objetivo de coibir o mau-cheiro causado pela urina nas ruas da cidade. Tática funcionou em Hamburgo, na Alemanha


Quem costuma urinar nas ruas de San Francisco, na Califórnia (EUA), agora tem de tomar cuidado para não ser punido com o próprio xixi. Isso porque o governo da cidade pintou muros públicos, em áreas onde este hábito tem sido um problema, com tinta que rebate o líquido e pode molhar os sapatos e as calças dos mal-educados.

A urina nas ruas é um problema constante na cidade, apesar de uma lei implantada em 2002 proibir a prática e punir os ;mijões; em até 500 dólares (R$ 1,7 mil). Segundo informações do San Francisco Chronicle, esta é a iniciativa mais recente para tentar coibir o costume.

"Estamos testando essa tinta para ver se podemos desencorajar as pessoas a fazerem xixi em muitos dos nossos pontos mais movimentados", disse o diretor de Obras Públicas de San Francisco, Mohammed Nuru, ao jornal americano. "Ninguém quer sentir o cheiro de urina. Estamos tentando coisas diferentes para tentar fazer com que San Francisco tenha um cheiro agradável", completou.

O diretor acrescentou que a tática de prevenção de xixi deve ajudar a conter os foliões de fim de noite e moradores de rua que usam os muros da cidade.

Outros testes
A Ultra-Ever Dry, tinta utilizada em muros de San Francisco, já foi testada em ruas de Hamburgo, na Alemanha (veja no vídeo abaixo), e automóveis ; que prometem auto-lavagem. No país europeu, o projeto alcançou o objetivo e inspirou o governo da cidade americana a adotá-lo.

[VIDEO1]