Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia turca reprime com violência protesto contra EI

Os manifestantes aproveitaram para criticar o governo, o qual acusam de permitir a permanência dos membros do EI dentro do território turco

Istambul, Turquia - A polícia turca usou nesta sexta-feira (24/7) gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar centenas de manifestantes reunidos em Istambul para denunciar a violência praticada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) - relatou um fotógrafo da AFP, que acompanhou o protesto.

Cerca de 500 pessoas participaram do ato no distrito de Kadikoy, no lado asiático de Istambul, para condenar o ataque a bomba ocorrido na última segunda-feira em Suruc.

O atentado teria sido cometido pelo EI, deixando 32 ativistas pró-curdos mortos, próximo à fronteira com a Síria.

Leia mais notícias em Mundo

Os manifestantes aproveitaram para criticar o governo, o qual acusam de permitir a permanência dos membros do EI dentro do território turco.

Assim como já havia feito em protestos similares, a polícia voltou a usar balas de borracha e gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Segundo o fotógrafo da AFP, muitos ativistas fugiram para ruas vizinhas.

Neste domingo, em Istambul, centenas de pessoas são esperadas para a "marcha pela paz", organizada pelo maior partido pró-curdos da Turquia. A segurança será reforçada nas ruas.