Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta quarta-feira para seu colega russo, Vladimir Putin, para conversar sobre o acordo em torno do programa nuclear iraniano concluído na véspera entre as grandes potências e Teerã, informou a Casa Branca.
Obama "agradeceu ao presidente Putin por seu importante papel" na obtenção de um consenso com Teerã, ao final de "20 meses de intensas negociações", assinalou a Casa Branca.
Os dois líderes concordaram em "manter uma estreita coordenação" e "expressaram seu desejo de trabalhar juntos na redução das tensões regionais, particularmente na Síria".
Durante a conversa, não foi mencionada a violência na Ucrânia, onde, na semana passada, oito soldados ucranianos morreram em combates com milicianos separatistas pró-Rússia.
Os diálogos diretos entre Obama e Putin são raros desde o início da crise na Ucrânia, que endureceu as relações entre Washington e Moscou, mas Estados Unidos e Rússia integraram o Grupo P5%2b1 - ao lado de Grã-Bretanha, França, China e Alemanha - que obteve o acordo com o Irã.