Washington, Estados Unidos - A pré-candidata democrata favorita na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton, prometeu, nesta terça-feira (15/7), que o Irã nunca terá armas nucleares se ela for eleita presidente dos Estados Unidos em 2016.
Em uma dura declaração a respeito do acordo sobre o programa nuclear iraniano obtido hoje, Hillary garantiu que "como presidente, usarei todos os meios disponíveis em nosso arsenal para obrigar o cumprimento rigoroso do Irã". "A mensagem ao Irã deveria ser alta e clara: nunca permitiremos que vocês adquiram armas nucleares; não durante o prazo desse acordo - nunca", completou a ex-secretária de Estado, que participou das primeiras conversas confidenciais com Teerã, no governo Obama, sobre o tema.
Hillary disse que ainda analisa os detalhes do acordo, mas deu seu apoio ao documento. "Baseada nos relatórios que recebi e em uma revisão dos documentos, apoio o acordo porque pode nos ajudar a evitar que o Irã obtenha armas nucleares". "Com uma aplicação rigorosa, uma verificação firme e consequências rápidas para qualquer violação, este acordo pode tornar Estados Unidos, Israel e nossos parceiros árabes (países) mais seguros", estimou Clinton.
A pré-candidata à presidência advertiu que a assinatura do acordo é apenas o primeiro passo, e que sua "aplicação efetiva" será de primordial importância. "Diante da longa história e da experiência da comunidade internacional com o comportamento do Irã, a maior prioridade deve ser a aplicação efetiva do acordo".