Jornal Correio Braziliense

Mundo

Arábia Saudita espera 'melhores relações' com Irã após acordo nuclear

"Com a conclusão desse acordo, o Irã deve usar seus recursos a serviço de seu desenvolvimento e da melhora das condições do povo iraniano", disse o porta-voz

Riad, Arábia Saudita - A Arábia Saudita disse, nesta terça-feira (14/7), que deseja construir "melhores relações" com o Irã, após a conclusão do acordo sobre o programa nuclear desse país, e fez um pedido a Teerã pela não ingerência nas questões domésticas dos vizinhos do Oriente Médio.

"Considerando-se que o Irã é um país vizinho, a Arábia Saudita espera construir com ele melhores relações em todos os campos com base na boa vizinhança e na não ingerência nas relações domésticas", declarou um porta-voz do reino saudita, citado pela agência oficial SPA.

Leia mais notícias em Mundo

"Com a conclusão desse acordo, o Irã deve usar seus recursos a serviço de seu desenvolvimento e da melhora das condições do povo iraniano, no lugar de provocar atritos que possam deflagrar determinadas reações de países da região", acrescentou o porta-voz.

Recentemente, reavivaram-se as tensões entre a Arábia Saudita e seu principal adversário regional. No Iêmen, por exemplo, Riad realiza uma campanha de ataques aéreos contra rebeldes xiitas apoiados pelo Irã. Além disso, na Síria, os sauditas estão ao lado dos rebeldes que tentam derrubar o regime, enquanto Teerã continua a ser o maior aliado regional do presidente Bashar al-Assad.