Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cinco imigrantes morrem e 13 ficam desaparecidos em nafrágio no Mar Egeu

Três patrulhas da Guarda Costeira grega, um barco da Marinha do país e um helicóptero prosseguiam com as buscas

Atenas, Grécia - As Guardas Costeiras da Grécia e da Turquia encontraram nesta quinta-feira (9/7) os corpos de cinco pessoas no Mar Egeu e procuravam outros 13 migrantes desaparecidos após o naufrágio de terça-feira (8/7) de uma embarcação perto da ilha grega de Farmakonisi, informou a polícia portuária.

"Dois corpos foram resgatados pela Guarda Costeira grega e três pelos turcos. A busca continua, em colaboração com a Guarda Costeira turca, para encontrar os 13 desaparecidos", disse à AFP uma fonte da polícia portuária.

Três patrulhas da Guarda Costeira grega, um barco da Marinha do país e um helicóptero prosseguiam com as buscas. Na terça-feira, os serviços de emergência resgataram 19 pessoas das 37 que estavam na embarcação, que afundou a sete milhas da ilha grega de Farmakonisi, em águas territoriais turcas.



A Grécia é, ao lado da Itália, um dos principais pontos de entrada de migrantes na União Europeia. O número aumentou consideravelmente nos últimos meses. Segundo os dados mais recentes da ONU, 137.000 migrantes - um recorde - atravessaram o Mar Mediterrâneo em condições perigosas durante o primeiro semestre de 2015, na maioria dos casos em fuga de conflitos, o que representa um aumento do 83% na comparação com o primeiro semestre de 2014.