O vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov disse nesta quinta-feira (9/7) que as negociações entre o Irã e as seis potências mundiais, entre elas a Rússia, devem chegar a um acordo "a qualquer momento". "Eu acho que as conversas estão em um estágio crucial. O acordo pode ser atingido a qualquer momento. Eu não penso que isso vai levar ainda muito tempo", disse. As demais potências são Estados Unidos, China, Reino Unido, França e Alemanha. Eles pedem restrições ao programa nuclear iraniano e, em troca, oferecem alívio em sanções econômicas contra o Irã.
"Qualquer coisa pode acontecer, inclusive chegar a um acerto nas próximas horas", afirmou Ryabkov, em entrevista à Interfax, a agência de notícias estatal russa. A autoridade está em Ufá, na Rússia, onde ocorre a reunião dos chefes de Estado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que espera voltar às negociações sobre o programa nuclear iraniano depois do encontro dos Brics. Ele afirma que não enxerga este impasse como "um problema insuperável". Fonte: Dow Jones Newswires.