Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estátua do comediante Bill Cosby é retirada de parque da Disney

Após acusações de abuso sexual, várias petições pediam a remoção da réplica

A estátua de bronze do comediante americano Bill Cosby, que ficava no Hollywood Studios, parque temático no Walt Disney World, foi removida na noite de terça-feira (7/7), após fechamento do local. A retirada ocorreu após a revelação de um depoimento em que ele admite ter dado sedativos para, ao menos, uma mulher com intenções de abuso sexual.

Várias petições circularam durante meses pedindo a remoção da estátua, que estava ao lado de lendas de televisão como Lucille Ball, Oprah Winfrey, Bob Newhart e Andy Griffith, na Disney;s Academy of Television Arts e no Sciences Hall of Fame Plaza.

Uma delas dizia que era "prudente" a retirada por causa das acusações contra Cosby. "O nome Disney é sinônimo de entretenimento familiar e com o Sr. Cosby na mídia diariamente enfrentando acusações de agressão sexual com o número de vítimas ainda não definido, é inadequado para os parques ter uma réplica dele", dizia a petição.

Entenda o caso
Bill Cosby, personagem famoso da série americana ;The Cosby Show;, ainda não foi formalmente denunciado por assédio sexual. São mais de 30 mulheres que fizeram acusações públicas contra Cosby que, de acordo com elas, foram drogadas e violentadas sexualmente nos anos 1970 e 1980. O ator, de 77 anos, e os advogados afirmam que as acusações são difamatórias.