O ex-presidente cubano Fidel Castro parabenizou nesta segunda-feira (6/7) Alexis Tspipras pela "brilhante vitória política no referendo de domingo", informou um comunicado do gabinete do primeiro ministro grego.
Fidel Castro, de 88 anos, ressalta num carta divulgada à imprensa que "acompanhou de perto a vitória" através da Tele Sur, televisão venezuelana de alcance mundial.
Leia mais notícias em Mundo
O pai da revolução cubana afirmou que a Grécia é um país "familiar" para Cuba, pela história e os ensinamentos, principalmente "a maior complexa das atividades humanas: a arte e a ciência da política".
"Seu país é admirado pelos povos da América Latina e do Caribe pela forma com que defende sua identidade e sua cultura contra agressões externas", escreveu Castro na carta.
"Desejo ao caro colega Alexis Tsipras o maior êxito", completou.
Muitos dirigentes sul-americanos saudaram nesta segunda-feira a vitória esmagadora do "Não" à austeridade exigida pelos credores no referendo do último domingo, entre eles Raúl Castro, irmão de Fidel e atual presidente de Cuba, a presidente argentina Cristina Kirchner e o presidente boliviano Evo Morales.