Dubai, Emirados Árabes Unidos - Dezenas de xiitas e sunitas oraram juntos nesta sexta-feira (3/7) em uma mesquita perto da capital do Bahrein, país golpeado desde 2011 pelos protestos xiitas contra o governo sunita. Os habitantes contaram que um forte dispositivo de segurança foi mobilizado durante a sessão especial da oração semanal em uma mesquita de Diraz, uma localidade xiita da capital Manama.
O ministério do Interior ordenou uma presença policial reforçada depois dos atentados em mesquitas xiitas na Arábia Saudita e no Kuwat, realizados por jihadistas nos últimos dois meses. A oração conjunta foi uma demonstração no Bahrein da "unidade frente aqueles que conspiram contra o mundo árabe e islâmico", afirmou Sheikh Khaled ben Ali al Khalifa, ministro da Justiça e Assuntos Islâmicos.
As autoridades do Bahrein, apoiadas por voluntários, intensificaram os controles na entrada das mesquitas para a oração desta sexta. Bahrein é a única monarquia árabe do Golfo com maioria xiita, que exige reformas políticas.